Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5573
Title: | A problematização da branquitude como mecanismo para uma alfabetização antirracista |
Authors: | Silva, Lya de Aquino |
Keywords: | Branquitude Racismo Democracia racial |
Issue Date: | 20-Jul-2017 |
Citation: | SILVA, L. A. (2017) |
Abstract: | Este projeto se propõe a tratar sobre a relação da branquitude com a falta de discussão dentro das escolas sobre o preconceito racial, o racismo e suas práticas. Muitas das escolas no território brasileiro pouco fazem acerca de debates de temas tidos como polêmicos para a sociedade conservadora. Muitas delas preferem ignorar o preconceito e tratá-lo como se fosse uma piada muito antiga, daquelas que são ouvidas muitas vezes, mas que pouco se reflete sobre elas. Reconhecer que a branquitude, atravessou os muros da escola e entrou nas salas de aula, sem pedir licença, seria uma forma de tratar o tema das relações raciais por outro ponto de vista. Tratar o racismo para além da luta exclusiva do povo negro, debatê-lo em sala olhando por todos os vieses possíveis, e principalmente, tratá-lo como um problema que atravessou séculos e séculos, mas que ainda é visto como uma questão do negro, isto é, ignorar, isentar, a participação branca na construção de todo um imaginário social e racial de um país. |
Description: | SILVA, Lya de Aquino. A problematização da branquitude como mecanismo para uma alfabetização antirracista. 2017. 21f. Monografia (Graduação) - Curso de Humanidades, Instituto de Humanidade, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2017. |
URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5573 |
Appears in Collections: | Monografia - Bacharelado em Humanidades - Ceará |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LYA DE AQUINO SILVA.pdf | 2017_mono_lsilva.pdf | 433,49 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.