Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5573
Título: A problematização da branquitude como mecanismo para uma alfabetização antirracista
Autor(es): Silva, Lya de Aquino
Palavras-chave: Branquitude
Racismo
Democracia racial
Data do documento: 20-Jul-2017
Citação: SILVA, L. A. (2017)
Resumo: Este projeto se propõe a tratar sobre a relação da branquitude com a falta de discussão dentro das escolas sobre o preconceito racial, o racismo e suas práticas. Muitas das escolas no território brasileiro pouco fazem acerca de debates de temas tidos como polêmicos para a sociedade conservadora. Muitas delas preferem ignorar o preconceito e tratá-lo como se fosse uma piada muito antiga, daquelas que são ouvidas muitas vezes, mas que pouco se reflete sobre elas. Reconhecer que a branquitude, atravessou os muros da escola e entrou nas salas de aula, sem pedir licença, seria uma forma de tratar o tema das relações raciais por outro ponto de vista. Tratar o racismo para além da luta exclusiva do povo negro, debatê-lo em sala olhando por todos os vieses possíveis, e principalmente, tratá-lo como um problema que atravessou séculos e séculos, mas que ainda é visto como uma questão do negro, isto é, ignorar, isentar, a participação branca na construção de todo um imaginário social e racial de um país.
Descrição: SILVA, Lya de Aquino. A problematização da branquitude como mecanismo para uma alfabetização antirracista. 2017. 21f. Monografia (Graduação) - Curso de Humanidades, Instituto de Humanidade, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2017.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5573
Aparece nas coleções:Monografia - Bacharelado em Humanidades

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LYA DE AQUINO SILVA.pdf2017_mono_lsilva.pdf433,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.