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https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5573
Título : | A problematização da branquitude como mecanismo para uma alfabetização antirracista |
Autor : | Silva, Lya de Aquino |
Palabras clave : | Branquitude Racismo Democracia racial |
Fecha de publicación : | 20-jul-2017 |
Citación : | SILVA, L. A. (2017) |
Resumen : | Este projeto se propõe a tratar sobre a relação da branquitude com a falta de discussão dentro das escolas sobre o preconceito racial, o racismo e suas práticas. Muitas das escolas no território brasileiro pouco fazem acerca de debates de temas tidos como polêmicos para a sociedade conservadora. Muitas delas preferem ignorar o preconceito e tratá-lo como se fosse uma piada muito antiga, daquelas que são ouvidas muitas vezes, mas que pouco se reflete sobre elas. Reconhecer que a branquitude, atravessou os muros da escola e entrou nas salas de aula, sem pedir licença, seria uma forma de tratar o tema das relações raciais por outro ponto de vista. Tratar o racismo para além da luta exclusiva do povo negro, debatê-lo em sala olhando por todos os vieses possíveis, e principalmente, tratá-lo como um problema que atravessou séculos e séculos, mas que ainda é visto como uma questão do negro, isto é, ignorar, isentar, a participação branca na construção de todo um imaginário social e racial de um país. |
Descripción : | SILVA, Lya de Aquino. A problematização da branquitude como mecanismo para uma alfabetização antirracista. 2017. 21f. Monografia (Graduação) - Curso de Humanidades, Instituto de Humanidade, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2017. |
URI : | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5573 |
Aparece en las colecciones: | Monografia - Bacharelado em Humanidades - Ceará |
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