Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/595
Título: Gêneros textuais e ensino :
Título(s) alternativo(s): um análise do livro didático de língua portuguesa do ensino secundário da 12ª classe de Angola
Autor(es): Boio, Jeremias Abel Graciano
Palavras-chave: ensino
Data do documento: 2017
Citação: Boio, j. a. g.(2017)
Resumo: Na perspectiva de uma educação linguística capaz de tornar as pessoas mais críticas, participativas e atuantes socialmente, entende-se a necessidade de um trabalho didático-pedagógico com uma língua-em-função, o que só é possível se tomarmos como objeto os gêneros textuais. A partir dessa premissa, este artigo objetiva analisar como o livro didático adotado na 12ª classe em Angola aborda os gêneros textuais. Como aporte teórico, utilizaremos os trabalhos de Antunes (2003), Marcuschi (2010) e Rojo & Barbosa (2015). Constatamos que, embora a obra Língua portuguesa-12ª classe, de Olga Magalhães, Fernanda Costa e Lília Silva, explore vários gêneros textuais, as atividades sugeridas a partir dos gêneros são, não raro, exercícios mecânicos de treinamento escolar da escrita ou da oralidade, pois desvinculados de situações reais de uso.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/595
Aparece nas coleções:Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jeremias Abel Graciano Boio.pdf259.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.