Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/595
Title: | Gêneros textuais e ensino : uma análise do livro didático de língua portuguesa do ensino secundário da 12ª classe de Angola |
Authors: | Boio, Jeremias Abel Graciano |
Keywords: | Ensino |
Issue Date: | 2017 |
Citation: | BOIO, J. A. G. (2017) |
Abstract: | Na perspectiva de uma educação linguística capaz de tornar as pessoas mais críticas, participativas e atuantes socialmente, entende-se a necessidade de um trabalho didático-pedagógico com uma língua-em-função, o que só é possível se tomarmos como objeto os gêneros textuais. A partir dessa premissa, este artigo objetiva analisar como o livro didático adotado na 12ª classe em Angola aborda os gêneros textuais. Como aporte teórico, utilizaremos os trabalhos de Antunes (2003), Marcuschi (2010) e Rojo & Barbosa (2015). Constatamos que, embora a obra Língua portuguesa-12ª classe, de Olga Magalhães, Fernanda Costa e Lília Silva, explore vários gêneros textuais, as atividades sugeridas a partir dos gêneros são, não raro, exercícios mecânicos de treinamento escolar da escrita ou da oralidade, pois desvinculados de situações reais de uso. |
URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/595 |
Appears in Collections: | Artigo - Letras Língua portuguesa |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Jeremias Abel Graciano Boio.pdf | 259,29 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.