Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/595
Título : | Gêneros textuais e ensino : uma análise do livro didático de língua portuguesa do ensino secundário da 12ª classe de Angola |
Autor : | Boio, Jeremias Abel Graciano |
Palabras clave : | Ensino |
Fecha de publicación : | 2017 |
Citación : | BOIO, J. A. G. (2017) |
Resumen : | Na perspectiva de uma educação linguística capaz de tornar as pessoas mais críticas, participativas e atuantes socialmente, entende-se a necessidade de um trabalho didático-pedagógico com uma língua-em-função, o que só é possível se tomarmos como objeto os gêneros textuais. A partir dessa premissa, este artigo objetiva analisar como o livro didático adotado na 12ª classe em Angola aborda os gêneros textuais. Como aporte teórico, utilizaremos os trabalhos de Antunes (2003), Marcuschi (2010) e Rojo & Barbosa (2015). Constatamos que, embora a obra Língua portuguesa-12ª classe, de Olga Magalhães, Fernanda Costa e Lília Silva, explore vários gêneros textuais, as atividades sugeridas a partir dos gêneros são, não raro, exercícios mecânicos de treinamento escolar da escrita ou da oralidade, pois desvinculados de situações reais de uso. |
URI : | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/595 |
Aparece en las colecciones: | Artigo - Letras Língua portuguesa |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Jeremias Abel Graciano Boio.pdf | 259,29 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.