Please use this identifier to cite or link to this item:
                
    
    https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7055| Title: | A (des)colonização curricular na Guiné-Bissau : uma análise de materiais didáticos do primeiro ciclo do ensino básico | 
| Authors: | M'boto, Tiago | 
| Keywords: | Colonização curricular Ensino básico Guiné-Bissau | 
| Issue Date: | 6-Nov-2024 | 
| Citation: | M'BOTO, T. (2024) | 
| Abstract: | O currículo da educação formal na Guiné-Bissau teve a sua história ligada ao processo colonial assim como os outros países do continente africano que sofreram o processo de colonização, sendo influenciados fortemente pela cultura e literatura europeia. Este fato histórico estabelece forte relação entre a colonização, o processo de ensino e aprendizagem guineense. Este artigo tem como objetivo entender em que medida os materiais didáticos impactam a aprendizagem dos alunos do primeiro ciclo do Ensino Básico na Guiné-Bissau. O estudo se fundamenta em autores e pesquisadores que discutem o currículo como Freire (1989), Silva (1999) e Cá (2008). Do ponto de vista metodológico esta pesquisa fundamenta-se em abordagem de análise qualitativa e bibliográfica, considerando o material didático denominado A NOSSA VIDA. O trabalho constata que há dificuldade dos alunos guineenses no processo de ensino- aprendizagem do primeiro ciclo do Ensino Básico na Guiné-Bissau. | 
| Description: | M'BOTO, Tiago. A (des)colonização curricular na Guiné-Bissau : uma análise de materiais didáticos do primeiro ciclo do ensino básico. 2024. 16f. TCC - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024. | 
| URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7055 | 
| Appears in Collections: | Artigo - Pedagogia | 
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| TIAGO M’BOTO.pdf | 2024_art_tm'boto.pdf | 728,52 kB | Adobe PDF | View/Open | 
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 
         