Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: 
                
    
    https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7055| Título : | A (des)colonização curricular na Guiné-Bissau : uma análise de materiais didáticos do primeiro ciclo do ensino básico | 
| Autor : | M'boto, Tiago | 
| Palabras clave : | Colonização curricular Ensino básico Guiné-Bissau | 
| Fecha de publicación : | 6-nov-2024 | 
| Citación : | M'BOTO, T. (2024) | 
| Resumen : | O currículo da educação formal na Guiné-Bissau teve a sua história ligada ao processo colonial assim como os outros países do continente africano que sofreram o processo de colonização, sendo influenciados fortemente pela cultura e literatura europeia. Este fato histórico estabelece forte relação entre a colonização, o processo de ensino e aprendizagem guineense. Este artigo tem como objetivo entender em que medida os materiais didáticos impactam a aprendizagem dos alunos do primeiro ciclo do Ensino Básico na Guiné-Bissau. O estudo se fundamenta em autores e pesquisadores que discutem o currículo como Freire (1989), Silva (1999) e Cá (2008). Do ponto de vista metodológico esta pesquisa fundamenta-se em abordagem de análise qualitativa e bibliográfica, considerando o material didático denominado A NOSSA VIDA. O trabalho constata que há dificuldade dos alunos guineenses no processo de ensino- aprendizagem do primeiro ciclo do Ensino Básico na Guiné-Bissau. | 
| Descripción : | M'BOTO, Tiago. A (des)colonização curricular na Guiné-Bissau : uma análise de materiais didáticos do primeiro ciclo do ensino básico. 2024. 16f. TCC - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024. | 
| URI : | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7055 | 
| Aparece en las colecciones: | Artigo - Pedagogia | 
Ficheros en este ítem: 
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TIAGO M’BOTO.pdf | 2024_art_tm'boto.pdf | 728,52 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | 
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.

 
         