Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7577
Title: Do quilombo a universidade: experiência de mulheres quilombolas da comunidade de alto alegre no curso de pedagogia da Unilab
Authors: Amaral, Alexsandra Alexandre do
Keywords: Mulheres quilombolas
Ensino superior
Resistência
Permanência
UNILAB
Issue Date: 29-May-2025
Citation: AMARAL, A. A. (2025)
Abstract: Este artigo analisa as trajetórias educacionais de mulheres quilombolas da comunidade de Alto Alegre que ingressaram no curso de Pedagogia da UNILAB por meio de um edital específico. A pesquisa, de abordagem qualitativa e delineada como um estudo de caso, busca compreender os desafios enfrentados, as estratégias de resistência e permanência adotadas e os impactos sociais, pessoais e identitários decorrentes do acesso ao ensino superior. A partir de entrevistas semiestruturadas com duas estudantes e um egresso da universidade, evidenciam-se as múltiplas barreiras enfrentadas por essas mulheres, como o racismo, o sexismo e a exclusão territorial, e os caminhos construídos para superá-las. O estudo também ressalta a importância das políticas públicas afirmativas na promoção da equidade educacional e no fortalecimento do protagonismo quilombola no espaço acadêmico.
Description: AMARAL, Alexsandra Alexandre do. Do quilombo a universidade: experiência de mulheres quilombolas da comunidade de alto alegre no curso de pedagogia da Unilab. 2025. 19f. TCC - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2025.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7577
Appears in Collections:Artigo - Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Alexsandra Alexandre do Amaral.pdf2025_art_aamaral.pdf132,06 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.