Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7577| Title: | Do quilombo a universidade: experiência de mulheres quilombolas da comunidade de alto alegre no curso de pedagogia da Unilab |
| Authors: | Amaral, Alexsandra Alexandre do |
| Keywords: | Mulheres quilombolas Ensino superior Resistência Permanência UNILAB |
| Issue Date: | 29-May-2025 |
| Citation: | AMARAL, A. A. (2025) |
| Abstract: | Este artigo analisa as trajetórias educacionais de mulheres quilombolas da comunidade de Alto Alegre que ingressaram no curso de Pedagogia da UNILAB por meio de um edital específico. A pesquisa, de abordagem qualitativa e delineada como um estudo de caso, busca compreender os desafios enfrentados, as estratégias de resistência e permanência adotadas e os impactos sociais, pessoais e identitários decorrentes do acesso ao ensino superior. A partir de entrevistas semiestruturadas com duas estudantes e um egresso da universidade, evidenciam-se as múltiplas barreiras enfrentadas por essas mulheres, como o racismo, o sexismo e a exclusão territorial, e os caminhos construídos para superá-las. O estudo também ressalta a importância das políticas públicas afirmativas na promoção da equidade educacional e no fortalecimento do protagonismo quilombola no espaço acadêmico. |
| Description: | AMARAL, Alexsandra Alexandre do. Do quilombo a universidade: experiência de mulheres quilombolas da comunidade de alto alegre no curso de pedagogia da Unilab. 2025. 19f. TCC - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2025. |
| URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7577 |
| Appears in Collections: | Artigo - Pedagogia |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| Alexsandra Alexandre do Amaral.pdf | 2025_art_aamaral.pdf | 132,06 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.