Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7577
Título : Do quilombo a universidade: experiência de mulheres quilombolas da comunidade de alto alegre no curso de pedagogia da Unilab
Autor : Amaral, Alexsandra Alexandre do
Palabras clave : Mulheres quilombolas
Ensino superior
Resistência
Permanência
UNILAB
Fecha de publicación : 29-may-2025
Citación : AMARAL, A. A. (2025)
Resumen : Este artigo analisa as trajetórias educacionais de mulheres quilombolas da comunidade de Alto Alegre que ingressaram no curso de Pedagogia da UNILAB por meio de um edital específico. A pesquisa, de abordagem qualitativa e delineada como um estudo de caso, busca compreender os desafios enfrentados, as estratégias de resistência e permanência adotadas e os impactos sociais, pessoais e identitários decorrentes do acesso ao ensino superior. A partir de entrevistas semiestruturadas com duas estudantes e um egresso da universidade, evidenciam-se as múltiplas barreiras enfrentadas por essas mulheres, como o racismo, o sexismo e a exclusão territorial, e os caminhos construídos para superá-las. O estudo também ressalta a importância das políticas públicas afirmativas na promoção da equidade educacional e no fortalecimento do protagonismo quilombola no espaço acadêmico.
Descripción : AMARAL, Alexsandra Alexandre do. Do quilombo a universidade: experiência de mulheres quilombolas da comunidade de alto alegre no curso de pedagogia da Unilab. 2025. 19f. TCC - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2025.
URI : https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7577
Aparece en las colecciones: Artigo - Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Alexsandra Alexandre do Amaral.pdf2025_art_aamaral.pdf132,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.