Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7577
Título: Do quilombo a universidade: experiência de mulheres quilombolas da comunidade de alto alegre no curso de pedagogia da Unilab
Autor(es): Amaral, Alexsandra Alexandre do
Palavras-chave: Mulheres quilombolas
Ensino superior
Resistência
Permanência
UNILAB
Data do documento: 29-Mai-2025
Citação: AMARAL, A. A. (2025)
Resumo: Este artigo analisa as trajetórias educacionais de mulheres quilombolas da comunidade de Alto Alegre que ingressaram no curso de Pedagogia da UNILAB por meio de um edital específico. A pesquisa, de abordagem qualitativa e delineada como um estudo de caso, busca compreender os desafios enfrentados, as estratégias de resistência e permanência adotadas e os impactos sociais, pessoais e identitários decorrentes do acesso ao ensino superior. A partir de entrevistas semiestruturadas com duas estudantes e um egresso da universidade, evidenciam-se as múltiplas barreiras enfrentadas por essas mulheres, como o racismo, o sexismo e a exclusão territorial, e os caminhos construídos para superá-las. O estudo também ressalta a importância das políticas públicas afirmativas na promoção da equidade educacional e no fortalecimento do protagonismo quilombola no espaço acadêmico.
Descrição: AMARAL, Alexsandra Alexandre do. Do quilombo a universidade: experiência de mulheres quilombolas da comunidade de alto alegre no curso de pedagogia da Unilab. 2025. 19f. TCC - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2025.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7577
Aparece nas coleções:Artigo - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Alexsandra Alexandre do Amaral.pdf2025_art_aamaral.pdf132,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.