Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1157
Título: A educação alimentar e nutricional como estratégia de intervenção na adoção de hábitos alimentares saudáveis em escolares: revisão integrativa da literatura
Autor(es): Fernandes, Tatiana Batista
Palavras-chave: Crianças - Nutrição
Educação alimentar
Merenda escolar
Data do documento: 26-Out-2018
Citação: FERNANDES, T. B. (2018)
Resumo: A Educação Alimentar e Nutricional é uma estratégia de promoção da saúde e de hábitos alimentares saudáveis. O ambiente escolar surge como um local adequado para desenvolver ações educativas e propiciar a formação de um cidadão crítico, que saiba fazer escolhas adequadas e de forma responsável. Objetivou-se, através de Revisão Integrativa de Literatura, apurar os efeitos de programas de educação alimentar e nutricional adotados em unidades escolares como estratégia de intervenção nos hábitos alimentares saudáveis de escolares. A amostra desta revisão constituiu-se de nove artigos. Sete dos estudos selecionados utilizaram metodologias de intervenção, e dois se propuseram a consolidar, na prática de educadores e donos de cantina escolar, a compreensão sobre Educação Alimentar e Nutricional. As ações educativas realizadas caracterizaram-se como estratégias pouco participativas e críticas, baseadas na transmissão de informações. Conclui-se pela necessidade de abordagens que permitam tratar os problemas alimentares de modo mais amplo na escola, por intermédio de metodologias que debelem a mera transmissão de informação.
Descrição: FERNANDES, Tatiana Batista. A educação alimentar e nutricional como estratégia de intervenção na adoção de hábitos alimentares saudáveis em escolares: revisão integrativa da literatura. 2018. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Saúde da Família) - Instituto de Educação a Distância, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2018.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1157
Aparece nas coleções:Monografia - Especialização em Saúde da Família

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_mono_tatianafernandes.pdf2018_mono_tatianafernandes.pdf196,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.