Please use this identifier to cite or link to this item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1260
Title: Desafios do ensino escolar da Guiné-Bissau na perspectiva do letramento
Authors: Ié, Ivo Aloide
Keywords: Educação básica - Guiné-Bissau
Letramento - Guiné-Bissau
Linguagens e línguas - Estudo e ensino - Guiné-Bissau
Issue Date: 31-Jul-2018
Citation: IÉ, I. A. (2018)
Abstract: Este trabalho estuda o conceito de letramento e sua contribuição para o desenvolvimento de ensino escolar, com aplicação à realidade da Guiné-Bissau. O objetivo é contribuir para o enfrentamento dos desafios que o sistema educativo daquele país enfrenta no que diz respeito à língua de ensino escolar. As referências teóricas têm apoio em autoras brasileiras e guineenses, com destaque a Soares (2003; 2014; 2015), Kleimann (2012,), Rojo (2012) e Embaló (2010). A metodologia é qualitativa, exploratória, com pesquisa bibliográfica e aplicação de questionários a alunas e alunos guineenses da Unilab-BA, para coleta de informações. Resultados indicam que na Guiné-Bissau a maioria absoluta da população não fala português, tem contato com essa língua apenas na escola, usa mais a modalidade escrita e quase a totalidade dos entrevistados quer oficializar a língua guineense (crioulo da Guiné); naquele país prevalece ainda a prática pedagógica centrada na alfabetização; lá é significativa a oralidade e há diversidade linguística; a educação tradicional ocorre por meio da oralidade, prática não valorizada pela alfabetização escolar, que foca apenas a escrita.
Description: IÉ, Ivo Aloide. Desafios do ensino escolar da Guiné-Bissau na perspectiva do letramento. 2018. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Instituto de Humanidades e Letras, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2018.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1260
Appears in Collections:Monografias - Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa (São Francisco do Conde)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_mono_iie.pdf2018_mono_iie.pdf827,66 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.