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Título: Gestão participativa nas Universidades Federais
Título(s) alternativo(s): o caso do Conselho Universitário da Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Autor(es): Mane, Albertinho
Palavras-chave: Gestão participativa
Gestão democrática
Controle social
Data do documento: 2018
Citação: MANE, A. (2018)
Resumo: A gestão participativa nas últimas décadas tornou-se centro das grandes atenções, discussões e debates. Aliás, constitui-se uma preocupação para alguns políticos e também para as autoridades locais devido à má prática na prestação dos serviços público. Entretanto, a gestão participativa é considerada uma das melhores ferramentas para suprir o déficit na prestação do serviço público através da descentralização do poder. Nesta lógica, torna-se importante o papel da sociedade no que tange as tomadas de decisão, o controle dessas decisões. O trabalho objetiva-se em analisar o processo da gestão participativa na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira- (UNILAB). O presente estudo expõe sobre o conceito de velha gestão e a nova gestão (participativo, democrática), e a gestão universitária como o foco do nosso estudo. Esta pesquisa é caracteristicamente de natureza qualitativa. Para elaboração dessa investigação utilizamos desenho de pesquisa do tipo de estudo de caso e entrevista não estruturada. Esta técnica permitiu-nos analisar como é que se dá o processo de tomada de decisões. Assim, constatamos que o processo de tomada de decisão na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileiro é participativo, por que abarca as seguintes representações, dos docentes, discentes e técnicos administrativos, mas só que não deixa de ser centralizado no sentido que os professores representam 70% de voto e os alunos 15% e técnicos 15%.
Descrição: MANE, Albertinho. Gestão participativa nas Universidades Federais: o caso do Conselho Universitário da Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. 2018. 50 f. TCC (Graduação) - Curso de Bacharelado em Administração Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2018.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1311
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