Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1359
Título: Por uma poética da relação: a construção do pensamento-mundo á partir da expressão poética em Édouard Glissant
Autor(es): Santos, Lucas de Souza
Palavras-chave: Ciências Sociais - Filosofia
Poética
Glissant, Édouard, 1928-2011 - Crítica e interpretação
Data do documento: 24-Out-2018
Citação: SANTOS, L. S. (2018)
Resumo: A presente monografia tem como objetivo principal pensar em um mundo comum, ou seja, em um Mundo-Relação, apoiado no conceito de abertura do Pensamento-Mundo de Achille Mbembe. Trata-se de compreender a noção de abertura e ao mesmo tempo relação, sobretudo na investigação, da obra de Édouard Glissant “Poética da Relação” (1996). No intuito de compreender as noções como: “Relação”, “Todo-Mundo”, “Crioulização” com o propósito de compreender que o mundo não se limita em identidades fixas e unitárias, ou saberes postos como essenciais, mas pensar a partir desses conceitos o mundo em relação, ou seja, em constante devir e movimento. Por essa razão entendemos que a partir desses conceitos ele nos oferece a base de reflexões conceituais e análises acerca do “universal generalizante”, para pensar em outros aspectos da construção do pensamento mundo.
Descrição: SANTOS, Lucas de Souza. Por uma poética da relação: a construção do pensamento-mundo a partir da expressão poética em Édouard Glissant. 2018. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Humanidades) - Instituto de Humanidades e Letras, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2018.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1359
Aparece nas coleções:Monografias - Bacharelado em Humanidades (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_mono_lsantos.pdf2018_mono_lsantos.pdf515,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.