Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1412
Título: Colcha de retalhos: costurando vida, memórias e oralidade em Se eu pudesse viver minha vida novamente de Rubem Alves
Autor(es): Reis, Ana Paula Ribeiro dos
Palavras-chave: Autobiografia na literatura
Oralidade na literatura
Alves, Rubem, 1933-2014 - Crítica e interpretação
Se eu pudesse viver minha vida novamente - Crítica e interpretação
Data do documento: 3-Abr-2019
Citação: REIS, A. P. R. (2019)
Resumo: Trazemos aqui os resultados da nossa pesquisa a respeito do livro Se eu pudesse viver minha vida novamente. Trata-se de uma coletânea de crônicas autobiográficas escritas pelo autor brasileiro Rubem Alves. Nela o leitor conhecerá as memórias da infância, a vida e a velhice do autor. O nosso objetivo foi trazer poesia para o texto acadêmico costurando, com pedacinhos de crônicas do livro Se eu pudesse viver minha vida novamente, uma narrativa que atravesse a vida de Rubem Alves, suas memórias e sua escrita-oralidade. Desse modo, é pelas próprias palavras dele que sua história será contada. A nossa interferência foi no recorte dos retalhos e na costura como um todo. Nos dedicamos desde o início a uma escrita que soasse leve. Uma escrita que se enquadre nos vieses da academia, mas que seja carregada de uma intenção poética. Acreditamos que Rubem Alves, com toda a sua poesia, merece ser tratado com ternura e livre de tantas formalidades.
Descrição: REIS, Ana Paula Ribeiro dos. Colcha de retalhos: costurando vida, memórias e oralidade em Se eu pudesse viver minha vida novamente de Rubem Alves. 2019. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Instituto de Humanidades e Letras, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2019.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1412
Aparece nas coleções:Monografias - Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_mono_anapaulareis.pdf2019_mono_anapaulareis.pdf572,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.