Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1422
Título: Os diferentes níveis de alfabetização em uma turma do 6º Ano da rede pública municipal de ensino de Santo Amaro
Autor(es): Maia, Karina da Silva Santana
Palavras-chave: Alfabetização - Santo Amaro (BA)
Crianças - Linguagem
Escolas municipais - Santo Amaro (BA)
Língua portuguesa (Ensino fundamental)
Data do documento: 3-Abr-2019
Citação: MAIA, K. S. S. (2019)
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo investigar os diferentes níveis de alfabetização em uma turma do 6º ano de uma escola da Rede Pública de Santo Amaro-Bahia. O Brasil evoluiu bastante; criou programas como o PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa) e outras medidas educativas com o objetivo de combater o analfabetismo no país; porém os dados do INAF (indicador de Alfabetismo Funcional) mostram que, apesar de todos os investimentos, muitos brasileiros ainda não são contemplados com uma educação pública de qualidade, capaz de alfabetizar o discente no tempo estabelecido pela LDB 9394/96 ( Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional). Por essa razão, muitos estudantes chegam ao 6º ano com um nível baixo de alfabetização e, por consequência, apresentam dificuldades significativas na leitura, escrita e interpretação, formando, assim, turmas bastante heterogêneas, com diferentes níveis de alfabetização, exigindo uma atenção maior por parte do docente. Para o professor conseguir um resultado satisfatório no processo de ensino aprendizagem, deverá estar atento ao problema e se sensibilizar criando estratégias na tentativa de resolver as dificuldades dos estudantes que ainda não dominam o código linguístico escrito impossibilitando-o de evoluir na sua aprendizagem. Na tentativa de entender essa problemática, foi feito um trabalho de coleta de dados através de atividades explorando interpretação e produção, além de um questionário objetivando traçar o perfil da turma. Os resultados desta pesquisa poderão ser vistos como apoio para gestores, coordenadores, educadores ou profissionais que estejam interessados em pesquisar sobre os discentes que apresentam diferentes níveis de alfabetização; poderão, ainda, ser vistos como ponto de partida para se pensar em estratégias para alfabetização na idade certa, evitando os casos de distorção idade-série. Em sociedades que têm a cultura escrita como referência, é essencial proporcionar ao estudante as condições necessárias para estar efetivamente inserido no mundo da escrita, pois o indivíduo do século XXI precisa ser alfabetizado e letrado para não ficar à margem.
Descrição: MAIA, Karina da Silva Santana. Os diferentes níveis de alfabetização em uma turma do 6º Ano da rede pública municipal de ensino de Santo Amaro. 2019. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Instituto de Humanidades e Letras, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2019.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1422
Aparece nas coleções:Monografias - Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_mono_kmaia.pdf2019_mono_kmaia.pdf1,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.