Please use this identifier to cite or link to this item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1426
Title: O projeto de extensão: por que pensar direitos e o exercício da cidadania?
Authors: Aguiar, Reinaldo Pereira de
Keywords: Cidadania - Recôncavo (BA)
Direitos políticos - Recôncavo (BA)
Ensino superior - Pesquisa - São Francisco do Conde (BA)
Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - Projetos de extensão
Issue Date: 2019
Publisher: Pedro & João Editores
Citation: AGUIAR, R. P. (2019)
Abstract: O projeto de extensão “Por que pensar direitos e o exercício da cidadania?”, vinculado à Pró-reitora de Extensão, Arte e Cultura (Proex) da Unilab, realizou ações nos municípios adjacentes à Unilab, região em que a Unilab está inserida na Bahia, mais especificamente nas cidades de São Francisco do Conde, Madre de Deus, Terra Nova, Candeias e Santo Amaro, nas quais, no decorrer do ano foram desenvolvidas atividades em cada um dos respectivos municípios. Um dos objetivos do projeto, após observação, consulta da comunidade e diálogo com agentes públicos foi perceber a necessidade de o serviço público ter uma correspondência maior quanto à relação usuário-serviço público de forma eficaz e eficiente na prestação desses serviços de acordo com os princípios constitucionais, em específico os prescritos no Art. 37 da Constituição Federal (1988), que são: Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência. Assim, o projeto foi criado com intuito de possibilitar à comunidade desses municípios, compreender acerca dos procedimentos adotados pelos Agentes Públicos no recinto de trabalho, utilizando-se de ações inovadoras e de práticas contemporâneas para se pensar como informar para formar cidadãos conscientes, críticos e reflexivos. Nesse sentido, as ações realizadas pelo projeto contribuem de forma efetiva para ampliar a informação da comunidade acadêmica e sociedade civil acerca do tema, favorecendo a troca de saberes e conhecimentos. É através da realização de atividades de extensão como essas, que possibilitam as instituições de ensino superior a realizarem os papéis de educadoras e formadoras de opiniões. Nas atividades realizadas pelo projeto foi possível observar que a relação da universidade com a comunidade se fortaleceu, visto que pôde fomentar o diálogo, possibilitando desenvolver ações socioeducativas, bem como “a oportunidade de exercer e efetivar o compromisso com a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos” (ROCHA, 2007).
Description: AGUIAR, Reinaldo Pereira de (Org.). O projeto de extensão: por que pensar direitos e o exercício da cidadania? São Carlos, SP: Pedro & João Editores, 2019.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1426
ISBN: 9788579937002
Appears in Collections:Livros - Técnicos Administrativos em Educação (TAEs)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O Projeto de Extensao Por que pensar direitos e o exercicio da cidadania - Autor - Reinaldo Pereira.pdfO Projeto de Extensao Por que pensar direitos e o exercicio da cidadania - Autor - Reinaldo Pereira.pdf4,69 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.