Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1698
Título: Narrativa, educação para a democracia e crise das Humanidades: como Amadou Hampate Ba pode nos ajudar?
Autor(es): Bá, Suleimane Alfa
Palavras-chave: Democracia e Educação - Brasil
Narrativa (Retórica)
Nussbaum, Martha - Crítica e interpretação
Tradição oral - Brasil - Influências africanas
Data do documento: 5-Set-2019
Citação: BÁ, S. A. (2019)
Resumo: O artigo versa sobre a discussão acerca das narrativas e educação democrática, partindo inicialmente da alerta da filósofa Martha Nussbaum a partir do seu livro ‘‘Sem fins Lucrativos: porque a democracia precisa das humanidades’’ sobre como uma perspectiva estreita e equivocada do desenvolvimento tem justificado a adoção de um modelo tecnicista de educação, inspirado em padrões de administração empresarial que se justificaria no objetivo de gerar crescimento ao curto prazo. Tomamos as reflexões de Amadou Hampate Bá como mote de análise para mostrar como as narrativas tradicionais africanas são fundamentais na construção de uma educação voltada ao desenvolvimento de cidadania democrática. O trabalho visa, descrever, analisar e mostrar os limites da proposta narrativa da educação democrática de Nussbaum e recontextualiza-la para uma perspectiva africana.
Descrição: BÁ, Suleimane Alfa. Narrativa, educação para a democracia e crise das Humanidades: como Amadou Hampate Ba pode nos ajudar. 2019. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2019.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1698
Aparece nas coleções:Artigos - Licenciatura em Pedagogia (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_arti_suleimaneba.pdf251,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.