Please use this identifier to cite or link to this item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1699
Title: A literatura afro-brasileira de autoria feminina: a escrita como ferramenta de resistência e expressão de identidades a partir da leitura dos contos Olhos d'água e Quantos filhos Natalina teve?, de Conceição Evaristo
Authors: Conceição, Caroline Sousa da
Keywords: Escritoras negras - Brasil
Literatura afro-brasileira
Negras na literatura
Evaristo, Conceição, 1946 - - Crítica e interpretação
Issue Date: 3-Sep-2019
Citation: CONCEIÇÃO, C. S. (2019)
Abstract: O presente trabalho propõe uma reflexão sobre a literatura afro-brasileira de autoria feminina, trazendo abordagens sobre o predomínio da temática e perspectivas de autoria branca, na literatura hegemônica e como esse espaço é preenchido através da literatura afro-brasileira a partir de escritas de autoras como a mineira Conceição Evaristo. Nesse sentido, propõe-se a partir da leitura dos contos Olhos d´água e Quanto filhos Natalina teve?, presentes na obra da Conceição Evaristo Olhos d´água, demonstrar como a literatura afro-brasileira de autoria feminina contesta o machismo e o racismo estrutural, reivindicando o espaço da mulher negra como sujeito da própria história.
Description: CONCEIÇÃO, Caroline Sousa da. A literatura afro-brasileira de autoria feminina: a escrita como ferramenta de resistência e expressão de identidades a partir da leitura dos contos Olhos d'água e Quantos filhos Natalina teve?, de Conceição Evaristo. 2019. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Instituto de Humanidades e Letras, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2019.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1699
Appears in Collections:Monografias - Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa (São Francisco do Conde)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019_mono_carolineconceicao.pdf2019_mono_carolineconceicao.pdf443,46 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.