Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1796
Título: Políticas públicas e desenvolvimento na Guiné-Bissau
Autor(es): Cambanco, Júlio
Palavras-chave: Educação - África Portuguesa
Guiné-Bissau
Guiné-Bissau - Desenvolvimento
Data do documento: 2017
Citação: CAMBANCO, J. (2017)
Resumo: O presente trabalho versa sobre as políticas públicas e o desenvolvimento da Guiné-Bissau, com especial atenção a política educacional. Parte da noção de que o desenvolvimento está correlacionado ao alcance de uma qualidade de vida, não dependendo apenas de recursos econômicos ou do crescimento do PIB, mas, também, de acesso às condições básicas, como o acesso à educação e a saúde, que permitem a expansão da liberdade dos indivíduos, como propôs Amartya Sen (2010). Também se apoia na ideia de que as políticas públicas de educação são instrumentais para o alcance do desenvolvimento. Deste modo, objetivou analisar os programas de educação básica guineenses, formulados a partir das diretrizes dos dois últimos DENARPs, à luz da literatura sobre desenvolvimento e políticas públicas de educação. A finalidade é verificar se as políticas adotadas contribuem para a emancipação do cidadão guineense. Para alcançar esse objetivo adotou-se uma abordagem metodológica qualitativa, que combinou duas técnicas de investigação, a pesquisa bibliográfica e a análise documental. Esta última favorece a sistematização do histórico das políticas educacionais na Guiné-Bissau, e o levantamento dos dados e informações que foram analisadas à luz das literaturas sobre desenvolvimento e políticas educacionais Os resultados sugerem que a problemática políticoinstitucional ainda afeta a implementação de políticas públicas no país, e, consequentemente, é necessário que o Estado assuma suas responsabilidades no setor da Educação, de modo a buscar e efetivamente implementar medidas que visem ao bem-estar da população guineense.
Descrição: CAMBANCO, Júlio. Políticas públicas e desenvolvimento na Guiné-Bissau. 2017. 80 f. Monografia(Graduação) - Curso de Bacharelado em Administração Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas - ICSA, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2017.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1796
Aparece nas coleções:Monografias - Administração Pública Presencial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Júlio Cambanco Tcc.pdf2017_mono_jcambanco.pdf875,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.