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repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1836
Título: | Amílcar Cabral: concepções educacionais em Guiné-Bissau (1965-1974) |
Autor(es): | Santos, Gilson Graciano dos |
Palavras-chave: | Cabral, Amílcar, 1921-1973 - Crítica e interpretação Educação e Estado - Guiné-Bissau Guiné-Bissau - História - 1965-1974 |
Data do documento: | 2-Set-2019 |
Citação: | SANTOS, G. G. (2019) |
Resumo: | Artigo tem por objetivo analisar como Amílcar Cabral pensava a educação e como era o sistema educativo da Guiné Bissau entre os anos de 1965-1973, para sua elaboração, trabalhamos a partir dos levantamentos bibliográficos sobre a temática Analisarmos documentos oficiais do sistema educacional a partir da época pré-colonial e até dias atuais: jornais e documentos monográficos. Nele está dividido em três subtema, primeiro discuti-se sistema educativo pré-colonial e colonial. Educação pré-colonial era praticada de por geração mais velha para mais nova, onde serão ensinados costumes, crenças, cultivos, entre outros, na educação colonial o ensinamento parte-se do principio européia em particular portuguesa, onde era ensinada a história, geografia, literatura. Segundo trata-se de práxis educativa de Amílcar Cabral e terceira, descrever homem novo no sistema educativo de Guiné-Bissau, onde a educação deveria sair do tipo português, para realidade guineense, onde as nossas crianças deveriam ser ensinadas, as nossas culturas e africanas também por ultimo apresentam a idéia de Cabral sobre criação da escola piloto no subúrbio da Guiné-Konakry e as escolas nas zonas libertadas, com objetivo de formar os quadros que iriam assumir o país. Durante elaboração encontrarmos resultados, sobre que o Amilcar Cabral pensava para educação da Guiné-Bissau e o seu Partido, Cabral conseguia criar as escolas nas zonas libertadas, garantia educação e formação dos seus povos. |
Descrição: | SANTOS, Gilson Graciano dos. Amílcar Cabral: concepções educacionais em Guiné-Bissau (1965-1974). 2019. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2019. |
URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1836 |
Aparece nas coleções: | Artigos - Licenciatura em Pedagogia (São Francisco do Conde) |
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