Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1841
Título: Apresentando a música de Cabo Verde às crianças quilombolas na Facul das Crias: intervenção pedagógica a partir da Lei 10.639/03
Autor(es): Less, Gerson Felémon da Silva
Palavras-chave: Brasil. [Lei n. 10.639, de 9 de janeiro de 2003]
Educação Infantil - São Francisco do Conde (BA) - Relações étnicas
Música folclórica - Cabo Verde
Quilombo Macaco - São Francisco do Conde (BA)
Data do documento: 10-Fev-2020
Citação: LESS, G. F. S. (2020)
Resumo: Este artigo tem como foco trazer e dar visibilidade para uma discussão em torno da Lei 10.639/03, tendo a música como uma linguagem artística capaz de se aliar, epistemologicamente, com a educação, conectando o debate sobre infâncias e crianças a partir de uma perspectiva decolonial e afroperspectivista. Realizamos uma intervenção pedagógica crianças quilombolas do Quilombo Macaco (São Francisco do Conde, BA) na FACUL das Crias, projeto desenvolvido na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Durante a realização dessa intervenção pedagógica, pensamos sobre as distintas realidades das crianças em questão e levamos em consideração determinados aspectos da cultura africana, especificamente a cabo-verdiana, através da música, apresentando várias canções, entre outras atividades, pensando em como a imaginação e percepção musical são capazes de impulsionar nas crianças o desejo de produzir e escutar sons que conectem o nosso estado de espírito e as nossas emoções, a partir de ritmos africanos e afro-diaspóricos, na tentativa de promover uma integração entre os saberes, tanto das crianças como aqueles da cultura musical cabo-verdiana.
Descrição: LESS, Gerson Felémon da Silva. Apresentando a música de Cabo Verde às crianças quilombolas na Facul das Crias: intervenção pedagógica a partir da Lei 10.639/03. 2020. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2020.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1841
Aparece nas coleções:Artigos - Licenciatura em Pedagogia (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_arti_gersonless.pdf183,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.