Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1851
Título: A importância da família e da escola na intervenção dos distúrbios que afetam o desenvolvimento da linguagem
Autor(es): Amaral, Cássia Cris Costa do
Palavras-chave: Crianças - Linguagem
Distúrbios da linguagem
Lar e escola
Teoria interacionista (Linguística)
Data do documento: 17-Jan-2020
Citação: AMARAL, C. C. C. (2020)
Resumo: A presente pesquisa demonstra a importância da família e da escola como interventores das disfasias que afetam o desenvolvimento da linguagem, isso porque, segundo a teoria interacionista, a qual é base teórica deste estudo, considera que o indivíduo se desenvolve mediante os estímulos que recebe no meio em que está inserido. Com isso, essa pesquisa tem como objetivo contribuir para a interação e integração dos alunos com necessidades educacionais especificas no ambiente escolar com a participação ativa da família. Para tanto foi necessário caracterizar as políticas para educação inclusiva, o atendimento educacional especializado em pessoas com paralisia cerebral, os profissionais e a família que atuam como intermediários nesse processo. Este estudo seguiu numa abordagem qualitativa com entrevistas, observação participativa, e análise da interpretação dos dados coletados na metodologia, que foram importantes para a conclusão deste trabalho. Mediante os resultados obtidos, entendeu-se que o indivíduo, principalmente quando é afetado por disfasias temporárias ou prementes que afetam o desenvolvimento da linguagem, precisará de apoio e estímulos da família e do ambiente escolar que será inserido, para que haja uma integração nesse ambiente, além da promoção da autonomia do portador de necessidade especial.
Descrição: AMARAL, Cássia Cris Costa do. A importância da família e da escola na intervenção dos distúrbios que afetam o desenvolvimento da linguagem. 2020. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2020.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1851
Aparece nas coleções:Monografias - Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_mono_cassiaamaral.pdf2020_mono_cassiaamaral.pdf271,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.