Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1852
Título: Letramento literário e literatura afro-brasileira: uma perspectiva para a sala de aula
Autor(es): Alves, Claudiane Pereira
Palavras-chave: Leitura - Desenvolvimento
Letramento literário
Literatura afro-brasileira
Negros - Identidade racial
Data do documento: 5-Fev-2020
Citação: ALVES, C. P. (2020)
Resumo: Neste trabalho pretende-se abordar a contribuição da Literatura Afro-brasileira, para o Letramento Literário na escola. Tendo em vista a importância da literatura para a humanidade, objetiva-se nessa monografia estudar a relevância de se apresentar diversas literaturas aos estudantes. Para tanto, faz-se necessário compreender a qual modo ocorre a formação de leitores no ambiente escolar e colaboração dos espaços extraescolares no desenvolvimento destes, bem como o aporte do Letramento Literário neste processo. Busca-se ainda discutir sobre a formação da identidade negra em instituições educacionais, e a ligação entre essa formação com as lutas e demandas do Movimento Negro. Realiza-se, então, uma análise a partir principalmente, dos pressupostos teóricos de: Magda Soares, Rildo Cosson, Eduardo de Assis Duarte, Antônio Cândido, Nima Lino Gomes. Diante disso, verifica-se que o letramento literário deve ser uma prática na formação de novos leitores, e que Literatura Afro-brasileira é essencial neste processo formativo, o que suscita que ambos podem ser articulados em conjunto na sala de aula.
Descrição: ALVES, Claudiane Pereira. Letramento literário e literatura afro-brasileira: uma perspectiva para a sala de aula. 2020. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2020.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1852
Aparece nas coleções:Monografias - Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_mono_claudianealves.pdf2020_mono_claudianealves.pdf341,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.