Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1853
Título: A comunidade do Engenho de Baixo (São Francisco do Conde/BA) através dos desenhos das crianças
Autor(es): Santos, Cristina Silva dos
Palavras-chave: Crianças - Linguagem
Desenho infantil - Engenho de Baixo (São Francisco do Conde, BA) - Aspectos sociais
Representação mental em crianças - Engenho de Baixo (São Francisco do Conde, BA)
Data do documento: 6-Fev-2020
Citação: SANTOS, C. S. (2020)
Resumo: O objetivo deste trabalho é estudar a forma que as crianças percebem a realidade e como elas representam essa realidade, por meio dos desenhos. Para isso, analiso e interpreto a visão que crianças moradoras da comunidade do Engenho de Baixo (São Francisco do Conde / BA) têm da sua comunidade. Particularmente, investigo através de desenhos elaborados pelas crianças seus gostos e desejos em relação à comunidade em que moram. Os desenhos foram produzidos numa oficina na casa de Alice, uma da crianças que participou da oficina. A oficina foi desenvolvida com três crianças; no início da oficina fiz duas perguntas para as crianças; a primeira, se elas gostavam de morar no Engenho de Baixo; e a segunda, se elas pudessem mudar alguma coisa na comunidade, o que elas mudariam? Depois que as crianças concluíram os desenhos, pedi que elas explicassem o que tinham desenhado. Através deste trabalho, aprendi como se desenvolve uma pesquisa com desenhos infantis, e como os desenhos estão presentes no momento de socialização e também na aprendizagem. Por meio dos desenhos, as crianças explicam e representam seu mundo. Os desenhos são uma forma de linguagem infantil em que as crianças expressam suas emoções e pensamentos.
Descrição: SANTOS, Cristina Silva dos. A comunidade do Engenho de Baixo (São Francisco do Conde/BA) através dos desenhos das crianças. 2020. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2020.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1853
Aparece nas coleções:Monografias - Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_mono_cristinasantos.pdf2020_mono_cristinasantos.pdf2,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.