Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1869
Título: Jogos e brinquedos como uma proposta pedagógica e motivadora no processo de ensino aprendizagem
Autor(es): Nogueira, Larissa Taiala Amorim
Palavras-chave: Escolas - Exercícios e jogos
Estratégias de aprendizagem
Jogos educativos
Data do documento: 10-Fev-2020
Citação: NOGUEIRA, L. T. A. (2020)
Resumo: Jogos, brinquedos e brincadeiras fazem parte do mundo da criança, pois estão presentes na humanidade desde o seu início. O presente trabalho trata do resgate do lúdico como processo educativo na relação ensino-aprendizagem. Possibilitando uma análise da contribuição que os jogos e brinquedos proporciona a formação da criança e do adolescente, a fim de promover um crescimento sadio, um enriquecimento integrante no ensino dos conteúdos curriculares, por meio de uma prática democrática, na qual oportuniza a participação franca, criativa, livre e crítica. Neste ínterim, o presente estudo perpassou por etapas de investigações teóricas bibliográficas, como: KISHIMOTO (1996), LUCKESI (2000), ALMEIDA (2000) & PIAGET(1968) que vêm a debater e contextualizar o lúdico no processo de ensino aprendizagem. A educação procura apropriar-se dos jogos e brinquedos como instrumento imprescindível para o desenvolvimento psíquico e para avanço social do homem. Pensando nisso cada sala de aula tem o seu currículo próprio que enfatiza conteúdo dentro do contexto e interesses do aluno com a finalidade de transmitir valores favoráveis à autodescoberta, a autoestima, e a cooperação. Sendo assim, ensinar brincando e aprender se divertindo torna o ensino uma pratica pedagógica relevante e significativa que liberta o aluno do imobilismo para uma participação ativa, tendo em vista um forte compromisso de transformação e modificação da sociedade.
Descrição: NOGUEIRA, Larissa Taiala Amorim. Jogos e brinquedos como uma proposta pedagógica e motivadora no processo de ensino aprendizagem. 2020. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2020.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1869
Aparece nas coleções:Monografias - Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_mono_larissanogueira.pdf2020_mono_larissanogueira.pdf301,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.