Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1893
Título: Comunidade e gestão escolar participativa
Título(s) alternativo(s): práticas, desafios e possibilidades
Autor(es): Carneiro, Daniel dos Santos
Cavalcante, Francisco José Simplício
Ruiz, Francisca Fladiana de Sousa Rodrigues
Palavras-chave: Comunidade
Percepção.
Gestão Pública Escolar
Data do documento: 2018
Citação: CARNEIRO, D. S. (2018) ; CAVALCANTE, F. J. S. (2018); RUIZ, F. F. S. R. (2018)
Resumo: Este trabalho compõe uma pesquisa descritiva desenvolvida entre os anos de 2016 e 2018 nos municípios de Fortaleza, Guaramiranga e Palmácia, situados no Estado do Ceará. O objetivo principal deste estudo é explicitar a compreensão sobre a percepção de Gestão Pública Escolar Participativa, por parte da comunidade de pais e gestores escolares. No decorrer da pesquisa, apresenta-se a bibliografia de contribuições acerca dos processos de transformação no sistema público de educação no Brasil. Para compreender a participação popular no espaço escolar, realizou-se uma análise de documentos como atas, leis de criação de conselhos escolares e demais documentos normativos à participação popular junto à escola pública. Os resultados apontam que a comunidade de pais e responsáveis não compreendem de maneira elucidada os representantes da comunidade junto ao espaço escolar, e os gestores conhecem os instrumentos de participação popular, porém não trabalham de maneira efetiva em relação à divulgação de tal meio.
Descrição: CARNEIRO, Daniel dos Santos; CAVALCANTE, Francisco José Simplício; RUIZ, Francisca Fladiana de Sousa Rodrigues. Comunidade e gestão escolar participativa: práticas, desafios e possibilidades. 2018. 34 f. Monografia (Graduação) - Curso de Bacharelado em Administração Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas – ICSA, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2018.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1893
Aparece nas coleções:Monografias - Administração Pública Presencial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DANIEL DOS SANTOS CARNEIRO Monografia Adm- Vladia.pdf2018_mono_dscarneiro.pdf2,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.