Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1959
Título: Cooperação Norte-Sul: um estudo sobre a cooperação entre a União Europeia e a República de Cabo Verde
Autor(es): Veiga, Danilson Ivandro Gonçalves da
Palavras-chave: Cabo Verde - Cooperação internacional - União Europeia
Diplomacia
Relações econômicas internacionais
União Europeia - Cooperação internacional - Cabo Verde
Data do documento: 5-Set-2019
Citação: VEIGA, D. I. G. (2019)
Resumo: Em face aos significativos desenvolvimentos testemunhados nas últimas décadas na conjuntura global, mais concretamente os desenvolvimentos tecnológicos e industriais, tanto as supremacias tradicionais ocidentais quanto as emergentes pautam suas ações no plano nacional e internacional pela afirmação, expansão e consolidação, onde procuram a todo custo conveniências para satisfazer as suas necessidades domésticas e, sobretudo, conquistar a admiração e respeito dos seus cooperadores. Partindo desta premissa, a pesquisa analisa a atuação Política-diplomática de alguns dos países da União Europeia – UE na sua cooperação com a República de Cabo Verde, suas dinâmicas, suas implicações. Para tal análise nos valemos de levantamento de dados (pesquisas bibliográficas), bem como análise dos dados levantados a luz das teorias de Relações Internacionais. Assim, atribuiu a essa pesquisa uma análise qualitativa. A UE tem se empenhado em levar a cabo várias ações visando a implantação de infraestruturas no mencionado país, bem como fortalecimento da cooperação no plano comercial, educacional, pesqueiro, social, entre outros. A mencionada cooperação, assim, parece beneficiar desproporcionalmente a Organização Regional do Norte e mantêm uma dinâmica neocolonial com o país do Sul global. Por isso, através das análises teóricas dos realistas e liberais (interdependência) ilustramos até que ponto essa retórica de solidariedade fundamentada pelos responsáveis da diplomacia cabo-verdiana e UE, corresponde à realidade dessa ação. A pesquisa conclui-se que apesar de maior benefício a ser destinada a Comunidade Europeia, há benefícios comuns entre as partes. Ademais, notamos que ambas defendem seus interesses geopolíticos e geoeconômicos nessa parceria.
Descrição: VEIGA, Danilson Ivandro Gonçalves da. Cooperação Norte-Sul: um estudo sobre a cooperação entre a União Europeia e a República de Cabo Verde. 2019. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Relações Internacionais) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2019.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1959
Aparece nas coleções:Monografias - Bacharelado em Relações Internacionais (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_mono_danilsonveiga.pdf2019_mono_danilsonveiga.pdf674,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.