Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1984
Título: Educação profissional: limites e possibilidades de inclusão
Autor(es): Carvalho, Lucimery dos Santos
Palavras-chave: Centro Estadual de Educação Profissional em Turismo do Leste Baiano - Estudos de caso
Educação inclusiva - Santo Amaro (BA)
Ensino profissional - Santo Amaro (BA)
Data do documento: 10-Fev-2020
Citação: CARVALHO, L. S. (2020)
Resumo: As reflexões sobre a inclusão de pessoas com deficiência no âmbito educacional vêm se intensificando de tal maneira que as escolas públicas estaduais sentem a necessidade de se preparar na oferta de Atendimento Especializado- AEE para que os alunos recebam atendimento, respeitando o direito de igualdade de oportunidades. Garantindo assim, seu processo de escolarização com qualidade, levando em consideração seu tempo de aprender. O presente trabalho apresenta uma análise acerca da educação inclusiva no contexto da Educação profissional, e versa sobre os limites e possibilidades de uma educação para todos, tendo como lócus de pesquisa o Centro Estadual de Educação Profissional em Turismo do Leste Baiano, na cidade de Santo Amaro, Bahia. Tem como objetivo, investigar os limites e possibilidades da inclusão no contexto da educação profissional. A política de inclusão vem sempre alicerçada por outras que lhe são essenciais, dentre várias está a de inclusão educacional. A Educação Inclusiva corresponde a um modelo de ensino aprendizagem que visa garantir aos estudantes especiais, o direito a educação para todos previstos na Constituição Federal. Percebe-se que as pessoas com Necessidades Educativas Especiais vêm vivenciando complicações tanto na permanência enquanto estudante da educação profissional, quanto no seu ingresso no mercado de trabalho. A pesquisa caracterizou-se pela abordagem qualitativa e o método aplicado foi o estudo de caso tipo exploratório. Aplicou-se um questionário semi-estruturado com professores que ministram aulas nos cursos técnicos de nível médio na instituição supracitada. O percurso e os dados proporcionaram uma visão da necessidade de uma ação pedagógica que busque integrar a educação inclusiva, reconhecendo a fragilidade do processo no que tange a política de formação docente, planejamento, revisão no projeto político pedagógico para inserção de ações que contemplem os alunos com deficiência e recursos multifuncionais para efetivação da educação integradora neste ambiente de ensino.
Descrição: CARVALHO, Lucimery dos Santos. Educação profissional: limites e possibilidades de inclusão. 2020. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2020.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1984
Aparece nas coleções:Monografias - Licenciatura em Pedagogia (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_mono_lucimerycarvalho.pdf2020_mono_lucimerycarvalho.pdf663,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.