Please use this identifier to cite or link to this item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1987
Title: Cada um com seu jeito, cada jeito é de um: a literatura afro-brasileira como interface para a construção identitária da criança negra
Authors: Menezes, Valquíria Borges de
Keywords: Cada um com seu jeito, cada jeito é de um (Livro) - Estudos de caso
Estudantes negros - São Francisco do Conde (BA) - Educação
Literatura infantil afro-brasileira
Negros - Identidade racial
Issue Date: 10-Feb-2020
Citation: MENEZES, V. B. (2020)
Abstract: O presente estudo tem como objetivo, compreender como a literatura afro-brasileira pode contribuir para a construção da identidade da criança negra, especialmente na Educação Infantil. Como um espaço multicultural, de socialização de diferentes culturas e etnias, a escola precisa ter um olhar para a diversidade, criar laços de afetividade e respeito mútuo, ampliar o conhecimento dos educandos em relação a outras culturas, possibilitando o diálogo com a diversidade. A promulgação da Lei 10.639/2003 institui a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Africana no currículo escolar da educação básica. A literatura infantil afro-brasileira, tem um importante papel na formação da criança, bem como na valorização e construção de sua identidade étnica e cultural positiva, possibilitando a desconstrução de estereótipos racistas. A abordagem qualitativa, aliada a pesquisa-ação foi a opção metodológica para o desenvolvimento do estudo que se deu através de um projeto de intervenção, aplicado com crianças de uma turma da educação infantil, em uma unidade escolar, no município de São Francisco do Conde. A proposta de intervenção consistiu na realização de atividades, tendo por base o livro Cada um com seu jeito, cada jeito é de um de Lucimar Rosa Dias (2012), o qual conta a história de Luanda, uma menina negra. Conclui que, torna-se imprescindível que o ambiente escolar propicie momentos que contemplem temas como a diversidade e o respeito às diferenças a fim de auxiliar na construção da identidade da criança negra.
Description: MENEZES, Valquíria Borges de. Cada um com seu jeito, cada jeito é de um: a literatura afro-brasileira como interface para a construção identitária da criança negra. 2020. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2020.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1987
Appears in Collections:Artigos - Licenciatura em Pedagogia (São Francisco do Conde)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020_arti_valquiriamenezes.pdf2020_arti_valquiriamenezes.pdf770,6 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.