Please use this identifier to cite or link to this item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2034
Title: Epistemologias dos subalternizados: etnociência nas práticas tradicionais de produção de grogu para a sustentabilidade ambiental em Cabo Verde
Authors: Lopes, Alexandrino Moreira
Keywords: Epistemologias
Subalternidade
Sustentabilidade
Cidade Velha (Cabo Verde)
Issue Date: 14-Sep-2020
Citation: LOPES, A. M. (2020)
Abstract: processo tradicional, na localidade de Cidade Velha, no município de Ribeira Grande, na Ilha de Santiago, Cabo Verde. Os resultados dessa pesquisa revelam que os conhecimentos e os saberes tradicionais detidos pelos agricultores cabo-verdianos, especificamente de Cidade Velha, são mantidos conscientemente por meio da sustentabilidade ambiental forte e com a reutilização de técnicas tradicionais no processo de produção de grogu, especificamente a reutilização do trapitxi, é possível diminuir a produção e consumo dessa bebida alcoólica, para o combate de alcoolismo em Cabo Verde, além de preservar a história e a cultura desse povo.
Description: LOPES, Alexandrino Moreira. Epistemologias dos subalternizados: etnociência nas práticas tradicionais de produção de grogu para a sustentabilidade ambiental em Cabo Verde. 2020. 107 p. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Sociobiodiversidade e Tecnologias sustentáveis (MASTS). Instituto de Engenharia e Desenvolvimento Sustentável – IEDS, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2020.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2034
Appears in Collections:Dissertação - Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALEXANDRINO MOREIRA LOPES Dissertação.pdfALEXANDRINO MOREIRA LOPES Dissertação.pdf3,95 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.