Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2040
Título: O que tem esse povo de índio? - um estudo de caso acerca da imagem que a população de Maracanaú tem do povo Pitaguary
Autor(es): Cavalcante, George Sousa
Palavras-chave: Identidade
Territorialidade
Representações sociais
Data do documento: 25-Jun-2020
Citação: CAVALCANTE, G. S. (2020)
Resumo: Objetivou-se aqui examinar a etnicidade e territorialidade Pitaguary a partir da abordagem teórica-metodológica das representações sociais com sua perspectiva interdisciplinar. Fundamentado em uma orientação teórica composta pela análise social processualista e histórica para analisar o processo de territorialização. Tomando ainda como aporte teórico Barth (2011) e Cardoso de Oliveira (1978;2000) para analisar a etnicidade. Optamos pelo o estudo de caso, com pessoas não-indígenas que residem em Maracanaú, como método empregado para atingir o fim proposto através da generalização analítica. Lançando mão de entrevistas semiestruturadas, da análise histórica-documental de longa duração e da observação participante como técnicas das coletas dos dados, comparando os resultados empíricos. Assim, além da contribuição com outras pesquisas acerca da etnicidade e da territorialização dos Pitaguary, por conseguinte, dos povos indígenas do Ceará, trazemos como resultado dessa pesquisa, a denúncia registrada, via dissertação, contra a estigmatização étnica sistémica observável no cenário interétnico das relações sociais em Maracanaú. Reflexo este de uma conjuntura sócio-histórica, no que tange aos povos indígenas cearenses. Ensejando, portanto, uma proposta epistemológica dialógica, colaborativa e crítica.
Descrição: CAVALCANTE, George Sousa. O que tem esse povo de índio? - um estudo de caso acerca da imagem que a população de Maracanaú tem do povo Pitaguary. 2020. 183 p. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Humanidades. Instituto de Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2020.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2040
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Interdisciplinar em Humanidades

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GEORGE SOUSA CAVALCANTE dissertação sem ass..pdfGEORGE SOUSA CAVALCANTE dissertação sem ass..pdf7,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.