Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2070
Título: Educação indígena na américa portuguesa quinhentista: estudo do teatro anchietano.
Autor(es): Sousa, Maycom Cleber Araujo
Palavras-chave: Jesuita - Educação indíena
Catequese - índios - Brasil
Identidade cultural - Alteridade
Data do documento: 29-Jan-2019
Citação: SOUSA, M. C. A. (2019)
Resumo: Temos como objeto de estudo o Auto da Festa de São Lourenço (1583), de José de Anchieta, onde identificamos aspectos da identidade jesuítica, bem como os processos pedagógicos empregados pela Ordem na tentativa de catequização do outro. Objetivamos, portanto, compreender a missionação inaciana que, através de sua alteridade, busca na salvação do outro sua ascese, ao mesmo tempo que executa o projeto de sujeição dos povos indígenas à Respublica Christiana quinhentista lusa, por meio da ideia de corpo social e sua respectiva concepção de integração do outro mediante a catequese. Para tanto, no primeiro capítulo, discutimos a organização social do império luso quinhentista, tecendo um resgate histórico desde a fundação do reino português, ainda no século XII, até a colonização do Brasil no século XVI. No segundo capítulo, traçamos aspectos característicos da identidade jesuítica, tendo como base os documentos fundadores da Ordem. Seguindo nossa linha de pensamento, no terceiro capítulo, discutimos acerca da organização social indígena no Brasil colonial, traçando uma reflexão acerca dos ritos que fundamentam a experiência Tupinambá do século XVI. No quarto capítulo, realizamos a análise do Auto da Festa de São Lourenço, aplicando as ferramentas de tradução do outro, discutidas por Hartog (1999). Ao fim desta dissertação, discutimos acerca da percepção jesuítica do indígena brasileiro quinhentista, bem como analisamos a tentativa de tradução destes, realizada pelos Inacianos.
Descrição: SOUSA, Maycom Cleber Araujo. Educação indígena na américa portuguesa quinhentista: estudo do teatro anchietano. 2019. 124 p. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Humanidades. Instituto de Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, 2019.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2070
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Interdisciplinar em Humanidades

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MAYCOM CLEBER ARAUJO SOUSA Dissertação.pdfMAYCOM CLEBER ARAUJO SOUSA Dissertação.pdf1,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.