Please use this identifier to cite or link to this item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2082
Title: Identidade e alteridade na escola: análise do Projeto "Raízes do Brasil: A Formação do Povo Brasileiro" enquanto prática pedagógica interdisciplinar na Escola Estadual de Ensino Profissionalizante Dona Creusa do Carmo Rocha
Authors: Sousa, Jean Carlos Barbosa de
Keywords: Identidade
Alteridade
Educação
Intercuturalidade
Issue Date: 4-Apr-2019
Citation: SOUSA, J. C. B. (2019)
Abstract: O objetivo desta pesquisa é analisar os discursos de professores e estudantes da EEEP Dona Creusa do Carmo Rocha que participaram do projeto “Raízes do Brasil: a formação do povo brasileiro", a fim de verificar as repercussões desse projeto pedagógico na construção discursiva de suas identidades e subjetividades dentro do ambiente escolar. Buscou-se identificar as relações de poder entre os discursos dos professores e estudantes que legitimam saberes e interferem na construção de suas subjetividades e identidades, assim como verificar quais seriam as barreiras epistemológicas mais resistentes para as práticas interdisciplinares e interculturais na escola. O referencial teórico-metodológico escolhido foi a análise arqueogenealógica do discurso a partir de Foucault. Para a construção dos dados usados foram operacionalizadas as técnicas de: i) pesquisa bibliográfica; ii) pesquisa documental, a partir do Manual da Tecnologia Empresarial Socio-Educacional (TESE) e do Projeto PolíticoPedagógico (PPP) da EEEP Dona Creusa do Carmo Rocha; iii) observação participante; iv) aplicação de questionário; e v) entrevistas semi-estruturadas. Com uma perspectiva interdisciplinar, a presente pesquisa seguiu sua metodologia por meio de diálogos entre algumas áreas das ciências humanas. Constatou-se que a práxis pedagógica intercultural foi capaz de estimular uma abertura para rompimento com a epistemologia colonial na escola pesquisada, a partir dos diálogos entre as identidades de professores e estudantes.
Description: SOUSA, Jean Carlos Barbosa de. Identidade e alteridade na escola: análise do Projeto "Raízes do Brasil: A Formação do Povo Brasileiro" enquanto prática pedagógica interdisciplinar na Escola Estadual de Ensino Profissionalizante Dona Creusa do Carmo Rocha. 2019. 120 p. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Humanidades. Instituto de Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, 2019.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2082
Appears in Collections:Dissertação - Mestrado Interdisciplinar em Humanidades

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JEAN CARLOS BARBOSA DE SOUSA Dissertação.pdfJEAN CARLOS BARBOSA DE SOUSA Dissertação.pdf1,98 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.