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Título: “A ancestralidade, ela está sempre do nosso lado”: a capoeira como estratégia para operacionalizar a Lei 10.639/2003 no Ensino Superior: o caso da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Autor(es): Santos, José Eduardo Garcia dos
Palavras-chave: Capoeira - São Francisco do Conde (BA)
Ensino superior - São Francisco do Conde (BA) - Relações étnicas
Brasil. [Lei n. 10.639, de 9 de janeiro de 2003]
Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - Estudos de caso
Data do documento: 6-Abr-2021
Citação: SANTOS, J. E. G. (2021)
Resumo: Este trabalho teve como objetivo analisar como a capoeira, a partir do projeto de extensão “Prática de capoeira e seus valores culturais no Recôncavo Baiano”, era uma estratégia para a implementação da lei 10.639/2003, na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB). A pesquisa foi realizada com integrantes do grupo de Capoeira do projeto no campus, no campus dos Malês. A pesquisa buscou averiguar se e, como, a prática de capoeira desenvolvida pelo grupo em questão, promovia discussões político-filosóficas vinculadas à cultura afro-brasileira e africana; compreender como a capoeira era percebida pelos/as discentes da UNILAB e, suas vinculações ao projeto institucional. Ainda, identificar quais valores eram contemplados no e pelo ritual da capoeira. Metodologicamente, a pesquisa seguiu os critérios adotados pela abordagem qualitativa, e, foram utilizados, para a geração de dados, a técnica de grupo focal e, entrevistas. Os resultados alcançados demonstraram que o projeto de extensão, objeto de estudo deste trabalho, tem sido uma ferramenta eficaz no processo de implementação da Lei 10.639/03 em processos educativos, na UNILAB-Malês. Os resultados obtidos são significativos para serem usados, em futuros trabalhos, que tomam a capoeira como objeto de estudo.
Descrição: SANTOS, José Eduardo Garcia dos. “A ancestralidade, ela está sempre do nosso lado”: a capoeira como estratégia para operacionalizar a Lei 10.639/2003 no Ensino Superior: o caso da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. 2021. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2021.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2101
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