Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2117
Título: . Saúde do trabalhador: notas iniciais sobre as condições de trabalho de comerciárias do município de Redenção-CE
Autor(es): Félix, Ritiélly Nunes
Palavras-chave: Comerciárias - Brasil
Trabalho
Capitalismo
Saúde
Data do documento: 30-Abr-2018
Citação: FÉLIX, R. N. (2018)
Resumo: A centralidade da presente dissertação é compreender as relações e condições de trabalho das comerciárias de Redenção – CE, sendo este o objetivo geral desta pesquisa. Também sendo necessário debruçar-se sobre os objetivos específicos, a saber: (1) averiguar quais as afetações das transformações no mundo do trabalho sobre o dia a dia das comerciárias; (2) avaliar o cumprimento ou descumprimento com relação ao direito à saúde e os direitos trabalhistas e (3) analisar a presença ou ausência de assédio moral no cotidiano das comerciárias e as sintomatologias que as mesmas vivenciaram com interligação direta ao labor. Para serem analisadas as condições de trabalho das comerciárias, em conformidade com os dados das entrevistas, foi ressaltado o uso de uma abordagem epistemológica pautada em um marxismo em constante movimento e no esquadrinhamento da análise crítica das contradições da realidade do capitalismo contemporâneo. Ao todo, foram cinco ex-comerciárias entrevistadas, sendo utilizados nomes fictícios para todas as colaboradoras, pois não foi possível a colaboração de comerciárias atuantes. A metodologia adotada neste trabalho foi elaborada a partir da pesquisa qualitativa de campo e bibliográfica paralelamente, na práxis que condiz com o método de Marx e Engels. A relevância deste estudo está na riqueza das falas das colaboradoras, que falaram não somente sobre seu passado como comerciárias, mas sobre uma parte de suas vidas, como mulheres, pobres e residentes em um município periférico, de um Estado e de um País também periférico, que permanece subalternizado pelas demandas e mandos do capital estrangeiro e de suas potências nacionais. Faz-se necessário concluir com a fala das ex-comerciárias, colaboradoras, que é impossível negar fatos, nos quais não é possível esquivar-se com relação à temática, pois ao partir da materialidade, do concreto, para depois serem trabalhados esses dados, é possível ter minimamente o dever da lealdade com as colaboradoras assim como estas devotaram confiança e abriram a realidade de precariedades e de humilhações vivenciadas no passado. O que foi encontrado foi mais um indício de trabalhadoras, mulheres, pobres e de regiões periféricas que sofrem intensamente as mazelas do capital em crise.
Descrição: FÉLIX, Ritiélly Nunes. Saúde do trabalhador: notas iniciais sobre as condições de trabalho de comerciárias do município de Redenção-CE. 2018. 123 p. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Humanidades. Instituto de Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, 2018.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2117
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Interdisciplinar em Humanidades

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RITIÉLLY NUNES FÉLIX Dissertação.pdfRITIÉLLY NUNES FÉLIX Dissertação.pdf1,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.