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dc.contributor.authorUtinco, Luís Namua-
dc.date.accessioned2021-08-04T19:12:01Z-
dc.date.available2021-08-04T19:12:01Z-
dc.date.issued2020-10-26-
dc.identifier.citationUTINCO, L. N. (2020)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2135-
dc.descriptionUTINCO, Luís Namua. Curricularização da Educação Básica no pós independência da Guiné-Bissau. 2020. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2020.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho, visa analisar as políticas curriculares da educação básica no período pós independência na Guiné-Bissau, para melhor compreender de que maneira os diferentes governos tem se engajado na melhoria de sistema educativo. Dividimos nossas análises do texto em três momentos: no primeiro momento, procuramos dialogar com os autores (Silva 1999, 2005; Silva & Moreira, 2011; Pedra, 1997, etc..) sobre as concepções curriculares e, de que forma o currículo teria influenciado a cultura e a formação de identidade; no segundo momento, procuramos trazer aquilo que foi o currículo desde a independência (1973) até o ano de 1987 de modo a entender quais foram as intenções do PAIGC sobre a educação, se alguma coisa foi mudada ou não no que diz respeito a estrutura da educação e nos conteúdos ensinados com a aprovação da primeira LBSE do país. Já no último momento, focamos em analisar a vontade dos governos em desencadear os debates curriculares a nível nacional. Para o desenvolvimento do trabalho, recorremos à revisão bibliográfica como método fundamental na construção efetiva de uma investigação, pois, nesta revisão e para atingirmos nosso objetivo, fizemos leituras de trabalhos acadêmicos nomeadamente (artigos, dissertações, livros e revistas) que versam sobre o sistema educativo guineense de modo geral. De acordo com os textos, inferimos que o sistema educativo guineense, apesar de algumas tentativas de melhoramento, ainda depara com grandes problemas resultantes ora de instabilidade políticas institucional, ora por falta de elaboração de projetos e/ou políticas educativas que coadunassem com a realidade do país. Não há debates curriculares observando a realidade quotidiana dos alunos por exemplo, não são contemplados nos currículos a questão da língua portuguesa como sendo a única língua de ensino, deixando de lado as várias língua étnicas, inclusive o crioulo que é falado pela maioria da população guineense, continua a ser um dos grandes problemas no processo de ensino-aprendizagem na Guiné-Bissau.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação básica - Guiné-Bissau - Currículospt_BR
dc.subjectEducação e Estado - Guiné-Bissaupt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.titleCurricularização da Educação Básica no pós independência da Guiné-Bissaupt_BR
dc.typeArticlept_BR
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