Please use this identifier to cite or link to this item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2356
Title: Representação dos afro-brasileiros no livro paradidático de História "Isto é Santo Amaro”
Authors: Oliveira, Cássia Santos de
Keywords: História - Estudo e ensino - Brasil
Livros didáticos - Brasil
Negros - Identidade racial
Paim, Zilda - Crítica e interpretação
Issue Date: 20-Aug-2021
Citation: OLIVEIRA, C. S. (2021)
Abstract: Ao longo dos anos no Brasil, os materiais didáticos vêm sofrendo mudanças e tendo um aumento nos números de produções. Dentre das disciplinas, podemos destacar a de História, que conta atualmente com um grande número de materiais e livros paradidáticos. Sendo assim, o presente artigo tem como objetivo fazer uma análise do livro paradidático de História e para isso foi realizada uma investigação qualitativa buscando compreender e interpretar como os afro-brasileiros e em consequência os africanos e a África está sendo representados. Metodologicamente, este artigo está disposto em três momentos: no primeiro foi observado como os livros e os materiais didáticos de História são definidos, quais as mudanças e adaptações podem ser verificadas nesses materiais. No segundo é analisada a inserção e relevância da cultura afro-brasileira no ensino de História e por último é realizado um estudo de caso de um livro paradidático fazendo uma leitura crítica acerca da temática em questão.
Description: OLIVEIRA, Cássia Santos de. Representação dos afro-brasileiros no livro paradidático de História "Isto é Santo Amaro”. 2021. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2021.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2356
Appears in Collections:Artigos - Licenciatura em História (São Francisco do Conde)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2021_arti_cassiaoliveira.pdf2021_arti_cassiaoliveira.pdf300,48 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.