Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2458
Título: Gestão e gerenciamento dos resíduos sólidos orgânicos do Campus da Liberdade e da Unidade Acadêmica dos Palmares da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.
Autor(es): Pereira, Luís Filipe Sá
Palavras-chave: Unilab
Resíduos sólidos orgânicos
Gerenciamento ambiental
Data do documento: 16-Nov-2021
Citação: PEREIRA, L. F. S. (2021)
Resumo: Objetivou-se com esta pesquisa avaliar a gestão e o gerenciamento dos resíduos sólidos orgânicos do Campus da Liberdade e da Unidade Acadêmica dos Palmares da UNILAB/CE, uma vez que desde o início das suas atividades em 2011, a instituição cresce a cada dia. Os resultados alcançados neste estudo resultam de pesquisas bibliográficas, documentais e aplicação de questionários com diversas categorias que compõem a UNILAB. Através dos dados obtidos, constatou-se que a UNILAB gera diversos tipos de resíduos desde o início das suas atividades em 2011, no entanto, a instituição apenas conseguiu saber a quantidade específica dos Resíduos Sólidos Orgânicos (RSO) gerados em 2020. Este fato está associado à ausência da pesagem dos RSO gerados e, também, a falta da meta quanto ao desperdício dos alimentos nos refeitórios. Os resultados indicaram que os desperdícios dos alimentos ocorrem nos refeitórios devido a séries de fatores como desagrado da comida, falta de políticas, seminários e minicursos. Devido a esses resultados, buscou-se através dos documentos oficiais da UNILAB e, também, através das entrevistas, a existência da Política Ambiental, no entanto, constatou-se que a instituição não possui a referida política. Com relação ao tratamento dos RSO gerados nos refeitórios, a pesquisa evidenciou que não existe nenhum tratamento especializado, e os mesmos são doados como ração para animais. Como recomendações, sugere-se que a UNILAB crie a Política Ambiental, Sistema de Gestão Ambiental e estabeleça metas quanto ao desperdício dos alimentos/geração dos RSO nos refeitórios. Ao mesmo tempo, recomenda-se a criação de políticas, seminários, projetos de pesquisas, extensão, fixação de cartazes, minicursos, palestras e rodas de conversas sobre desperdício de alimentos e geração dos resíduos orgânicos.
Descrição: PEREIRA, Luís Filipe Sá. Gestão e gerenciamento dos resíduos sólidos orgânicos do Campus da Liberdade e da Unidade Acadêmica dos Palmares da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. 2021. 110 f. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Sociobiodiversidade e Tecnologias sustentáveis (MASTS). Instituto de Engenharia e Desenvolvimento Sustentável – IEDS, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, 2021
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2458
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUÍS FILIPE SÁ PEREIRA Dissertação.pdf2021_dis_lfspereira.pdf4,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.