Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2485
Título: Transversalidade da educação ambiental formal e as perspectivas dos professores de uma escola pública em São Francisco do Conde, BA
Autor(es): Carvalho, Denis Nunes de
Palavras-chave: Currículos - Avaliação - São Francisco do Conde (BA)
Educação ambiental - São Francisco do Conde (BA)
Sustentabilidade e meio ambiente - São Francisco do Conde (BA)
Data do documento: 17-Dez-2021
Citação: CARVALHO, D. N. (2021)
Resumo: O tema transversal Meio Ambiente vem ganhando mais importância no currículo escolar desde a implementação de leis nacionais e estaduais, que regulamentam a educação ambiental dentro do espaço escolar como obrigatória e um dever de todas as disciplinas. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para educação básica traz o tema separadamente e enfatiza sua na formação cidadã do estudante. O presente estudo teve como objetivo investigar as concepções e práticas dos professores das diferentes disciplinas em uma escola pública do município de São Francisco do Conte. Para alcançarmos nossos objetivos, aplicamos um questionário através de um formulário on-line. As respostas passaram sob a análise de conteúdo. As visões dos professores das diversas disciplinas demonstraram senso crítico e sensibilidade em relação à temática, assim como revelaram diversas possibilidades de trabalho com o tema transversal nas diversas disciplinas. Por se tratar de um tema relevante na formação cidadã dos estudantes, pesquisas que nos levem a compreender como os trabalhos em sala de aula são desenvolvidos tornam-se indispensáveis.
Descrição: CARVALHO, Denis Nunes de. Transversalidade da educação ambiental formal e as perspectivas dos professores de uma escola pública em São Francisco do Conde, BA. 2021. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!") - Instituto de Educação a Distância, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2021.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2485
Aparece nas coleções:Artigos - Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!"

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_arti_deniscarvalho.pdf2021_arti_deniscarvalho.pdf355,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.