Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2508
Título: As contribuições das avaliações diagnósticas da rede municipal de Fortaleza: Um estudo de caso a partir da visão dos(as) professores (as) do 5º ano do ensino fundamental 1.
Autor(es): Sombra, Giovanni José Rocha
Palavras-chave: Avaliação diagnóstica
Planejamento de aula
Intervenções
Data do documento: 2021
Citação: SOMBRA, G. J. R. (2021)
Resumo: Esse estudo foi realizado em uma escola da Rede Pública Municipal de Fortaleza. A investigação foi de cunho qualitativo, e teve como objetivo identificar como os resultados dessas avaliações subsidiam o trabalho dos/as professores/as e como elas auxiliam no planejamento de suas aulas com o fito de propor intervenções que permitam a consolidação das competências e habilidades que os/as educandos/as demonstraram ter maiores dificuldades na série estudada. De acordo com os resultados desse estudo, as Avaliações Diagnósticas promovidas pela Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza podem contribuir para a aprendizagem dos /as discentes desde que os resultados por elas obtidos sejam considerados na elaboração do planejamento das aulas dos /as docentes e que sejam traçadas novas estratégias e metodologias para a superação das dificuldades apresentadas, uma vez que após a divulgação dos resultados desta avaliação, ao final de cada aplicação, os professores, de posse dos resultados, são orientados a realizar atividades de intervenção pedagógica em sala de aula visando desenvolver as habilidades e competências ainda não consolidadas nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática na série em estudo.
Descrição: SOMBRA, Giovanni José Rocha. As contribuições das avaliações diagnósticas da rede municipal de Fortaleza: Um estudo de caso a partir da visão dos(as) professores (as) do 5º ano do ensino fundamental 1. 2021. 177 f. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino e Formação Docente. Instituto Federal De Educação, Ciência e Tecnologia Do Ceará - IFECTC, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, 2021.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2508
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente (associação com IFCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GIOVANNI JOSÉ ROCHA SOMBRA Dissertação.pdf2021_dis_gjrsombra.pdf7,81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.