Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2518
Título: Valorização dos saberes oriundos das vivências sociais e culturais dos estudantes na Educação de Jovens e Adultos: reflexões sobre as práticas de professores
Autor(es): Santos, Adriana da Cruz dos
Palavras-chave: Estudantes de educação de jovens e adultos - Recôncavo (BA) - Condições sociais
Professores de educação de jovens e adultos - Recôncavo (BA) - Formação
Data do documento: 15-Fev-2022
Citação: SANTOS, A. C. (2022)
Resumo: Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, realizado no âmbito do Curso de Pedagogia – Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB, Campus dos Malês – BA, que buscou investigar as percepções de professores(as) acerca da importância da valorização dos saberes oriundos das vivências sociais e culturais dos estudantes, na Educação de Jovens e Adultos, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, em 3 (três) escolas públicas de um município do Recôncavo Baiano. Foram 03 (três) professoras que participaram de uma entrevista semiestruturada que teve o intuito de coletar informações sobre como essas percebem e valorizam os saberes oriundos das vivências sociais e culturais dos(as) estudantes. Foi possível verificar que as educadoras compreendem a necessidade e a importância de trabalhar os saberes e as vivências trazidas pelos(as) educandos(as) no contexto da sala de aula. Entretanto, assinalam que a organização do ambiente escolar não contribui para uma prática de ensino pautada nas experiências de vida dos(as) estudantes, uma vez que as escolas não possuem um espaço pensado para os jovens, adultos e idosos. Com este trabalho, espera-se contribuir com as reflexões que vêm sendo construídas sobre a valorização dos saberes dos educandos na Educação de Jovens e Adultos.
Descrição: SANTOS, Adriana da Cruz dos. Valorização dos saberes oriundos das vivências sociais e culturais dos estudantes na Educação de Jovens e Adultos: reflexões sobre as práticas de professores. 2022. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2022.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2518
Aparece nas coleções:Artigos - Licenciatura em Pedagogia (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_arti_adrianasantos.pdf2022_arti_adrianasantos.pdf323,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.