Please use this identifier to cite or link to this item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2543
Title: Currículo e representação da identidade negra nos livros didáticos de História, Geografia e Língua Portuguesa do 5° ano do Ensino Básico cabo-verdiano
Authors: Mendes, Giselle Alicia Pereira
Keywords: Currículos - Planejamento
Ensino fundamental - Cabo Verde
Livros didáticos - Cabo Verde
Negros - Identidade racial
Issue Date: 14-Feb-2022
Citation: MENDES, G. A. P. (2022)
Abstract: O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo principal analisar a representação da identidade negra-africana nos livros didáticos do ensino básico em Cabo Verde, concretamente os livros de História e Geografia e Língua Portuguesa do 5º ano. Compreender a representação da identidade negra no livro didático é importante porque a representação tem uma influência significativa na formação da identidade dos sujeitos e grupos sociais, podendo impactar de maneira positiva ou negativa. No entanto, as representações nos livros didáticos de tal maneira podem promover a aproximação dos alunos, de sua realidade histórica, cultural e social, como o seu afastamento ou negação. Neste trabalho, ressalta-se como problematização a seguinte questão: Como a representação da identidade negra-africana nos livros didáticos contribuem para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos? Esta pesquisa concerne ao estudo bibliográfico e análise documental, no qual analisamos dois livros didáticos do ensino básico de Cabo Verde, sendo eles de História e Geografia, e o livro de língua portuguesa, e nestes buscamos verificar os conteúdos e figuras e os elementos culturais, históricos que contribuem para a representação da identidade dos alunos. Provavelmente, ainda existem reflexos de uma epistemologia eurocêntrica, aos conteúdos designados em salas de aula, neste ponto de vista é necessário a existência e a ampliação de políticas públicas educativas, políticas curriculares, visando para um currículo justo que cumpra sua função social.
Description: MENDES, Giselle Alicia Pereira. Currículo e representação da identidade negra nos livros didáticos de História, Geografia e Língua Portuguesa do 5° ano do Ensino Básico cabo-verdiano. 2022. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2022.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2543
Appears in Collections:Monografias - Licenciatura em Pedagogia (São Francisco do Conde)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2022_mono_gisellemendes.pdf2022_mono_gisellemendes.pdf2,52 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.