Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2545
Título: Educação e práticas pedagógicas antirracistas: experiências do PIBID e PRP em uma escola municipal - São Francisco do Conde-BA
Autor(es): Silva, Leila Ingrid Pereira Santos da
Palavras-chave: Antirracismo - São Francisco do Conde (BA)
Escolas municipais - São Francisco do Conde (BA)
Programa de Residência Pedagógica - Experiências
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Experiências
Data do documento: 14-Fev-2022
Citação: SILVA, L. I. P. S. (2022)
Resumo: A presente pesquisa tem como tema: “Educação e Práticas Pedagógicas Antirracistas: experiências do PIBID E PRP em uma Escola Municipal em São Francisco do Conde- Bahia”. Apresenta como questão investigativa: quais as contribuições das experiências do PIBID e RP nos anos iniciais do Ensino Fundamental, para uma educação e prática pedagógica antirracista? E como objetivo geral: analisar a partir das percepções de professoras e gestoras de uma escola municipal em São Francisco do Conde, as contribuições do PIBID e RP para uma educação e prática pedagógica antirracista. O referencial teórico fundamenta-se especialmente em Gomes (2012, 2005, 2003), Lima (2014), Costa Neto (2013), dentre outros. A metodologia de natureza qualitativa, centra-se na pesquisa ação participante, por considerar que a inserção direta da pesquisadora e a colaboração da comunidade possibilitaram a partir das experiências vivenciadas, possíveis transformações e/ou soluções para realidade do campo investigado. Como técnicas de coleta de dados utilizou a Roda de Conversa e a Entrevista Semiestruturada. Os principais resultados apontam para a relevância dos programas PIBID E PRP no favorecimento de práticas pedagógicas antirracistas na escola. Conclui que caminhos ainda precisam ser percorridos, não apenas na escola mas na educação do município de maneira geral, para que de fato ocorra a implementação de uma educação antirracista, diversificada voltada para representatividade da comunidade escolar que se autodeclara negra.
Descrição: SILVA, Leila Ingrid Pereira Santos da. Educação e práticas pedagógicas antirracistas: experiências do PIBID e PRP em uma escola municipal - São Francisco do Conde-BA. 2022. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2022.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2545
Aparece nas coleções:Monografias - Licenciatura em Pedagogia (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_mono_leilasilva.pdf2022_mono_leilasilva.pdf496,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.