Use este identificador para citar ou linkar para este item:
repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2616
Título: | Literatura de cordel como ferramenta pedagógica de ensino: Um estudo de caso nas escolas públicas de Pentecoste (CE). |
Autor(es): | Paiva, Antonia Thais Fernandes De |
Palavras-chave: | Literatura de cordel Saberes tradicionais e populares Escolas públicas Pentecoste |
Data do documento: | 7-Abr-2021 |
Citação: | PAIVA, A. T. F. (2021) |
Resumo: | Este projeto aborda uma reflexão sobre a adoção da literatura de cordel como ferramenta pedagógica de ensino da disciplina de língua portuguesa (literatura) em escolas públicas de Pentecoste. A literatura de cordel é um poema popular, com tradição no romanceiro do nordeste brasileiro, a qual em meados do século XVIII, atuava como informativos (jornais) tratando temas como a religião, a política, os acontecimentos e os valores da sociedade da época. Na contemporaneidade, além desses aspectos listados, que permanecem, a literatura de cordel vem sendo adotada como instrumento pedagógico e didático. Permitindo aos professores ensinarem, bem como, trabalharem com novas habilidades, fortalecendo saberes e os sintonizando com as novas demandas educacionais. Nessa perspectiva, a pesquisa refletirá sobre o histórico e o conceito de literatura de cordel, enfatizando sua história no município de Pentecoste (CE), além de como esta vem sendo adotada como ferramenta pedagógica nas escolas públicas. A pesquisa contará com acompanhamento das aulas de língua portuguesa, especificamente as de literatura que fazem uso da literatura de cordel, além de entrevistas com professores e os alunos dessa disciplina. O projeto tem como objetivo analisar as estratégias e os impactos do uso da literatura de cordel como ferramenta pedagógica de ensino e a aprendizado de estudantes de ensino fundamental e médio das escolas públicas municipais de Pentecoste-CE. Desse modo, refletiremos sobre como a presença da literatura de cordel no ensino formal promove o incentivo à leitura e a formação cultural dos jovens. |
Descrição: | PAIVA, Antonia Thais Fernandes De. Literatura de cordel como ferramenta pedagógica de ensino: Um estudo de caso nas escolas públicas de Pentecoste (CE). 28 f. Projeto de pesquisa (Graduação) - Curso de Graduação presencial, bacharelado em Humanidades. Instituto de Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, 2021 |
URI: | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2616 |
Aparece nas coleções: | Projeto de Pesquisa - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE) Instituto de Humanidades (Ceará) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ANTONIA THAIS FERNANDES DE PAIVA Projeto.pdf | 2021_proj_atfdepaiva.pdf. | 549,62 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.