Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2703
Título: Breve análise sobre a formação de professores de Ciências, o ensino e a prática docente no município de São Francisco do Conde
Autor(es): Queiroz, Rejane Lima de
Palavras-chave: Ciências - Estudo e ensino (Ensino fundamental) - São Francisco do Conde (BA)
Professores - Formação - São Francisco do Conde (BA)
Data do documento: 7-Jan-2022
Citação: QUEIROZ, R. L. (2022)
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso apresenta abordagens acerca da formação inicial e continuada dos professores de Ciências e de como esta formação influencia o ensino e a prática docente. Esta pesquisa foi realizada com os docentes da disciplina de Ciências/Biologia das redes municipal, estadual e privada do município de São Francisco do Conde, Bahia. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar sobre como a formação inicial e/ou continuada dos professores da disciplina de Ciências contribui para o aperfeiçoamento docente, a melhoria da qualidade de ensino e ressignificação da prática docente. No atual contexto social em que estamos inseridos o papel do professor é essencial e, por isso, exige-se que este profissional esteja preparado e seja capaz de dominar as novas tecnologias, compreender as múltiplas linguagens e utilizar as atividades investigativas. Através dessa pesquisa foi possível identificar aspectos que influenciam o ensino e a práxis pedagógica no espaço escolar. A metodologia utilizada possui caráter exploratório com abordagem quali-quantitativa e contou com a aplicação de observações e questionário que contou com a participação de treze docentes que lecionam a disciplina de Ciências/Biologia. Após a análise dos dados foi possível concluir que a formação inicial e continuada dos professores de Ciências contribui e influencia a melhoria do ensino, da prática docente e consequentemente tem-se uma melhora da qualidade de ensino, já que ela permite que o docente tenha acesso a outras formas de conhecimentos renovando assim a prática docente.
Descrição: QUEIROZ, Rejane Lima de. Breve análise sobre a formação de professores de Ciências, o ensino e a prática docente no município de São Francisco do Conde. 2022. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental “Ciência é 10!”) - Instituto de Educação a Distância, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2022.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2703
Aparece nas coleções:Monografias - Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!"

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_mono_rejanequeiroz.pdf2022_mono_rejanequeiroz.pdf935,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.