Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2754
Título: Desafios concernentes à compra institucional de produtos oriundos da agricultura familiar no município de Santo Amaro, Bahia, Brasil
Autor(es): Rodrigues, Camila dos Santos
Palavras-chave: Agricultura familiar - Santo Amaro (BA)
Produtos agrícolas - Comercialização
Programa Nacional de Alimentação Escolar (Brasil)
Data do documento: 14-Out-2021
Citação: RODRIGUES, C. S. (2021)
Resumo: O Programa Nacional de Alimentação Escolar se configura como importante mercado institucional de produtos da agricultura familiar e tem se mostrado imprescindível no fortalecimento campesino e na garantia de Segurança Alimentar e Nutricional, entretanto existe uma série de pré-requisitos para acessar essa política enquanto mercado, colocando barreiras para a consecução do percentual mínimo exigido pela legislação em algumas localidades. O objetivo deste trabalho foi compreender e analisar quais os desafios e potencialidades concernentes à compra e venda institucional dos produtos do campo segundo os agricultores. A partir de oficinas de formação realizadas com os agricultores e agricultoras foi possível ter um panorama geral de principais entraves e facilidades desse mercado no município de Santo Amaro na Bahia. Foram constatadas através das oficinas realizadas que os agricultores apresentam dificuldades de acessar o programa para vender seus produtos devido à conhecimento da legislação e assistência técnica insuficientes, bem como problemas na entrega dos produtos. Apesar disso, o programa se revela para eles como importante estratégia de venda e de organização social nas comunidades e há um desejo de continuar a vender ou ingressar no programa.
Descrição: RODRIGUES, Camila dos Santos. Desafios concernentes à compra institucional de produtos oriundos da agricultura familiar no município de Santo Amaro, Bahia, Brasil. 2021. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Segurança Alimentar e Nutricional) - Instituto de Desenvolvimento Rural, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2021.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2754
Aparece nas coleções:Artigos - Especialização em Segurança Alimentar e Nutricional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_arti_camilarodrigues.pdf2021_arti_camilarodrigues.pdf168,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.