Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2984
Título: Uma análise sociológica das experiências de sofrimento psíquico de universitários
Autor(es): Moniz, Bianca de Oliveira
Palavras-chave: Estudantes universitários - Atitudes
Pesquisa sociológica - Santo Amaro (BA)
Psiquiatria - Santo Amaro (BA)
Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - Estudos de caso
Data do documento: 3-Ago-2022
Citação: MONIZ, B. O. (2022)
Resumo: A presente monografia visa investigar como se manifesta o sofrimento psicológico dos jovens universitários sobre o tema Uma análise sociológica das experiências do sofrimento psíquico. Como objetivos específicos trataremos de identificar as queixas, principais diagnósticos e os marcadores sociais apresentados nos documentos secundários. A escolha desse tema se justifica devido à minha experiência vivenciada na esfera familiar em que um caso de depressão levou um membro da família ao suicídio. Isso me levou a questionar sobre os fatores que envolve a temática. Casos de adoecimento psicológico relatados por meio de professores, enfrentados por colegas e vivenciados na cidade de Santo Amaro, na qual resido, fizeram com que eu buscasse entender a relação entre os espaços e processos sociais com este problema. Considero que há necessidade de observar estes jovens e conhecer as suas experiências, de forma mais próxima e atenta, dando importância à sua experiência histórica e o lugar social de marginalização, exclusão e violência que experimentam nessa sociedade, destacando a quantidade de jovens usuários de remédios controlados para manter a saúde psíquica e do esses tendem a se manifestar no meio social.
Descrição: MONIZ, Bianca de Oliveira. Uma análise sociológica das experiências de sofrimento psíquico de universitários. 2022. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Sociais) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2022.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2984
Aparece nas coleções:Monografias - Licenciatura em Ciências Sociais (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_mono_biancamoniz.pdf2022_mono_biancamoniz.pdf357,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.