Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2991
Título: Trajetórias de ex-cotistas da Universidade do Estado da Bahia - UNEB
Autor(es): Jesus, Rute Santos de
Palavras-chave: Discriminação na educação
Negros - Educação (Superior)
Programas de ação afirmativa na educação - Brasil
Universidade do Estado da Bahia - Ex-alunos
Data do documento: 15-Fev-2022
Citação: JESUS, R. S. (2022)
Resumo: Este estudo buscou cumprir narrar trajetórias de ex-cotistas da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), a partir disso compreender as narrativas do próprio sujeito, como foram construídas essas trajetórias, isto é, as marcas, as singularidades e fatores que nela influenciam. A presente investigação/estudo teve como fundamentação teórica as contribuições de estudos desenvolvidos por Mattos (2003 e 2013) Gomes (2011) Gomes (2001) Domingues (2005) Ferreira (2013) autores que têm como base ações afirmativas, relações étnicas raciais e educação superior no Brasil. O artigo se constitui a partir da experiência de pesquisa investigativa da história dos primeiros e das primeiras cotistas do Brasil, a pesquisa se propôs a colher depoimentos a partir de questionários após a maioridade das cotas, da política de acesso por cotas sociais e raciais na instituição. Hoje, surgem preocupações acerca de: Como é a vida dos ex-cotistas da Uneb? Quais os desafios do sistema? Onde estão essas pessoas? Como elas transformaram suas vidas? O que elas têm a dizer sobre suas trajetórias? Os procedimentos utilizados para a coleta de dados foram as entrevistas com os seis ex-cotistas da UNEB, sob três eixos fundamentais: vida familiar, vida educacional e vida profissional. A análise nos revelou a diversidade de olhares e modificações causadas pelas ações afirmativas, e o impacto que as cotas proporcionaram em gerações.
Descrição: JESUS, Rute Santos de. Trajetórias de ex-cotistas da Universidade do Estado da Bahia - UNEB. 2022. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2022.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2991
Aparece nas coleções:Monografias - Licenciatura em História (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_mono_rutejesus.pdf2022_mono_rutejesus.pdf271,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.